Interpretação Bíblica


INTERPRETAÇÕES BÍBLICAS

Esta página nos traz algumas interpretações feita a luz da bíblia.São momentos de meditação em um relato narrativo e de caráter esclarecedor.Se você gostou de sua opinião em comentários no rodapé.


A criação de Satanás nosso inimigo e toda sua trajetória.

Eu sempre tive comigo uma duvida. E que duvida cruel! Sempre que eu parava para Ler Ez 28:13 estava diante de um problema sé rio e dizia. Deus mas este texto fala do homem e não de Lúcifer um ser que para mim tinha sido até então criado no céu em meio as coisas de Deus junto aos anjos no lugar da habitação do senhor.
Mas é exatamente isso que ele quer que pensamos que ele é igual ao altíssimo  Depois de muitos anos sem uma resposta, Deus por sua infinita misericórdia resolveu me dar uma revelação acerca desse contexto na bíblia quando estava preparando a lição de angeologia para a aula do IBA.
alguns argumentos aqui inseridos são do site www.estudosbiblicos.org 

Presta bastante atenção na interpretação do texto para que você não venha perder nenhum momento desta que para mim é uma das virtudes de se conseguir algo de Deus como disse Jesus. (Mateus 7:7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á).

Eu sempre aprendi que quando Deus criou os seres celestiais, ao querubim ungido disse: “Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura” (Ez 28:13 ). E é bem certo que a descrição do querubim se prende em suas veste, (indumentária), sendo ela criada no dia em que ele foi trazido à existência por isso sempre acreditei que fazia referencia ao homem e não a Lúcifer “Cobrias-te de toda pedra preciosa (...) no dia em que foste criado foram eles preparados” (Ez 28:13). Até ser achada iniquidade no querubim ungido, ele é descrito como uma das mais perfeita obra de Deus. “Perfeito eras no teu caminho, desde o dia em que foste criado...” Ez 28:15.
Neste momento eu quis aprender mais o meu objetivo agora era como o do ourives que trabalha com várias peneiras até achar a pepita de ouro que vai fazer Del uma pessoa realizada eu queria agora interpretar corretamente esse texto.
Neste momento eu me senti como menino que procura saber do pai coisas que para ele até então era incompreensíveis, na certeza de que o pai não lhe ocultaria nada.
O pai vai me ensinar sobre a origem de Satanás.
Depois da alegria que senti em saber que Satanás não era tão poderoso quanto eu acreditava, achei que todos deviam ter o mesmo sentimento quanto a conhecer a verdade que a Bíblia ensina.
Você sabe como Satanás era antes da queda?
Onde Satanás estava antes da queda?
Será que no céu?! Em pensamento com uma duvida não sabia se afirmava ou perguntava
Com a decepção estampada no rosto, percebi que não, pois é eu estava errado satanás não estava no céu. Desde que me entendo por crente, que faz muito tempo, pois nasci no evangelho.
Soube que: Satanás foi precipitado do céu.
Eu já havia investigado na Bíblia e iria revelar um conhecimento pouco percebido pelos leitores da Bíblia.
Eu li em voz alta, um pouco mais que o normal: “Estavas no Éden, Jardim de Deus” ( Ez 28:13 ).
Muito motivado, afinal minha duvida estava sendo tirada em cem por cento, nesse momento Deus começou a me esclarecer. Quando Deus criou os seres celestiais, ao querubim ungido disse: “Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura” ( Ez 28:13 ). A descrição do
Querubim se prende na veste dele, (indumentária), sendo ela criada no dia em que ele foi trazido à existência “Cobrias-te de toda pedra preciosa (...) no dia em que foste criado foram eles preparados” ( Ez 28:13 ). Até ser achado iniquidade no querubim ungido, ele é descrito como: “Perfeito eras no teu caminho, desde o dia em que foste criado...” Ez 28:15 . Lendo eu a Bíblia após cada revelação.
Certo vai lá e degustem como se fosse a melhor comida que você já provou até hoje. Satanás era BONITÃO. Ao meu entender, o mais lindo, “Perfeito em formosura” a roupa dela era de pedras preciosas. Ele foi criado especial entre os anjos, derrepente a divida novamente. Deus não ama todos os anjos iguais? Por que ele criou Satanás mais especial que os outros?
Depois de ler o texto a seguir entendi que ele teria uma MISSÃO especial leia aqui, o verso quatorze. “Tu eras querubim da guarda ungido...” Então neste momento entendi o que seguiria.
Deus o estabeleceu como guardador do Monte Santo. Nós não podemos nos esquecer que o Monte Santo era o Éden. Leia o que diz o versículo treze: “Estavas no Éden, jardim de Deus”.
Ele não estava no céu, mas porque ele tinha que guardar o Éden, Monte Santo? De quem ele Tinha que guardar? Nem ele era Diabo ainda?
Olhei para mim e me senti perplexo. Como podia surgir tanta pergunta de uma vez. Diga-se de passagem: E que perguntas! Vamos terminar o raciocínio sobre Satanás, minhas perguntas evocam a igreja, os anjos, o propósito eterno, e por aí a fora.
Satanás era um anjo da ordem dos querubins. Ou seja, Satanás era um anjo de posição elevada perante os seus semelhantes. Ele era nomeado como o portador de luz. A Bíblia descreve Satanás antes da queda como sendo o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Ele estava no jardim do Éden, Jardim de Deus, e quando da sua criação, também foi preparado os seus ornamentos (veste). Ele devia ficar no monte santo de Deus, exercendo a função para a qual foi comissionado: guarda ungido. Ele havia assumido a MAIOR POSIÇÃO DA HIERARQUIA CELESTIAL, porque Deus o estabeleceu nesta posição.
Vejamos no livro de Ezequiel, capítulo vinte oito verso quinze.
“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”.
É neste “momento” que ele diz em seu coração: "Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" ( Is 14:13 e 14). Notaram aqui o que a palavra de Deus diz? Que Satanás quis subir acima das estrelas de Deus, que são os anjos. Fiquei todo confiante, pois estava até dando o significado da figura ‘estrelas de Deus.
O problema estava em Satanás querer ser semelhante a Deus? O fato de ele querer ser semelhante a Deus foi mesmo o problema, mas quero lhes mostrar uma coisa interessante, uma coisa que reafirma que Satanás não estava no céu. “EU SUBIREI AO CÉU”! Se ele quis subir é porque ele não estava lá.
Continuando e concluindo. Isso me chamou a atenção por causa da euforia que me causou voltei-me para o texto mais atencioso do que nunca. Por se achar o pecado no querubim ungido, Deus o destituiu da sua posição, lançando-o profanado para fora do monte, ou seja, do Édem. Viu como a relação do texto é quase que idêntica ao ato do homem contra Deus. Satanás recebeu a penalidade: A MORTE! Como vocês sabem estar separado de Deus é... MORTE!
Mas o que chamou mesmo minha atenção neste instante foi o que teria acontecido antes para que satanás procurasse fazer tal coisa em um lugar tão santo.
Vamos meditar mais um pouco e ver que realmente não é do homem que o texto está falando, mas ninguém havia me explicado dessa maneira.
Quando Satanás viu todos àqueles preparativos para a chegada do novo ser que iria ocupar tão excelente posição que sempre desejou para si. Fez cálculos e achou que para adquirir a semelhança do Altíssimo, pois é uma posição superior a de anjos, deveria subir. Ele se enganou RE-DON-DA-MEN TE. Deixou seu principado, a posição para qual foi estabelecido, ou seja, a sua função de segurança, e lançou-se na empreitada de se assentar no monte da congregação nas extremidades do norte. Vamos agora continuar aquele assunto que começamos sobre Satanás para que vocês entendam aonde eu quero chegar.
Ensinei a vocês que Satanás quis a semelhança do Altíssimo, e agora quero que vocês saibam POR QUE SATANÁS INTENTOU ALCANÇAR A SEMELHANÇA DO ALTÍSSIMO.
Ouvi um pregador dizendo que o orgulho o fez cometer este erro, veja o que a Bíblia diz sobre ele, em Ezequiel 28:12 e 13 “Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados” ( Ez 28:12 -13 ). O próprio Deus diz que Satanás era perfeito em formosura! Tais adjetivos, possivelmente despertou o orgulho de Satanás, a Bíblia também demonstra que Satanás morreu de INVEJA! Falando num sentido figurado. A inveja matou Satanás, ou seja, o separou de Deus.
Vou explicar para vocês passo a passo.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Perceberam neste versículo alguma coisa que Satanás desejou? A semelhança. Está começando a fazer sentido. Pois é. Quando Deus disse: - Façamos o homem, os anjos já existiam e ouviram O GRANDIOSO PROJETO de Deus. Imaginem vocês... Justamente o anjo perfeito em formosura, sábio e coisa e tal, que foi designado para guardar o Éden.
Quão grande seria este projeto! Diga-me de quem ele iria guardar o Monte Santo se nem o diabo existia ainda? Só podia ser de anjos. Isso mesmo!
A semelhança do Altíssimo era algo que estava oculto até que Cristo inaugurou a igreja. Nem mesmo os anjos sabiam direito desse assunto. Veja o que diz Romanos 16:25 "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto".
O mistério foi estabelecido antes mesmo de ser criado o homem. Se o mistério decorria do projeto de Deus, e que tal projeto estava oculto dos anjos. O que muita gente precisa perceber é que esta profecia de Gênesis tem dois tempos distintos:
Façamos o homem à nossa imagem. Olhem o que diz no versículo 27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”, cadê a semelhança?”
Quer dizer que Deus não criou o homem imagem e semelhança? A Bíblia está dizendo que primeiro Ele criou o homem à sua imagem, e que no segundo tempo lhe daria a sua semelhança.
Vamos entender isso como Primeiro e segundo tempo.
No primeiro tempo houve uma falta grave, e a semelhança chegou bem mais tarde! Houve uma prorrogação do primeiro tempo. Para Adão receber a semelhança do Altíssimo, tinha que crer na Palavra de Deus, mas ele não creu. Então ele foi substituído no segundo tempo pelo segundo Adão, que é Cristo Jesus.
O plano parecia possível ao querubim da guarda e a uma terça parte dos anjos que ele conseguiu atrair. Abra a Bíblia no último livro, de Apocalipse 12:4 e leia com atenção.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra...
Diferentemente do que Satanás pensava que tinha que subir acima dos seus companheiros para alcançar a SEMELHANÇA de Deus. Foi necessário que Deus descesse para dar ao homem sua SEMELHANÇA.
Este grande engano causou a morte de Satanás. Ele teria assim como Jesus de entender que para ter a semelhança do altíssimo é preciso que o altíssimo descesse e entregasse a ele como fez ao homem.
Depois de separado de Deus, ele se esforçou para que o homem também não alcançasse a semelhança, sabendo que o homem foi criado para este propósito. Isso não se parece com inveja? Não parece inveja a atitude, até hoje, de ele ficar em derredor dos salvos, rugindo, buscando a quem possa tragar?
Vamos verificar no dicionário o que é inveja?
in.ve.ja
sf (lat invidia)
1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem.
2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta.
3 O objeto que provoca esse desejo.

Satanás se enquadra mesmo no termo inveja! Observei um tanto impressionado. Quão grandes coisas preparou Deus para nós.
Se um anjo especial, e bota especial nisso, teve inveja do que Deus preparou para nós.
Lúcifer rejeitou seu principado para lançar mão de uma posição que ele desconhecia e não sabia como alcançar. Lembra-se que era um mistério oculto? Mas, ele sabia que era a posição mais elevada entre as criaturas de Deus. E vocês sabiam que esta posição é tão elevada que é o ponto central do propósito eterno?! Eu não sabia, nem sei o que é propósito eterno. Mas se o próprio Deus teve que descer até esta Terra para nos trazer sua semelhança, então eu creio sim, que é a posição mais elevada e mais maravilhosa das criaturas de Deus! Pensava que seríamos anjos, Mas seremos mais do que anjos!
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (1 Jo 3:2) Seremos semelhantes a Cristo! Agora acompanhem o meu raciocínio: se Cristo é mais sublime que os céus, como dizem a bíblia "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus" ( Hb 7:26 ), nós seremos...
E é esta semelhança que Deus quis dar a nós, que cremos em Cristo Jesus como diz as escrituras... Mais sublime que os céus! Sabemos que satanás quer impedir de toda maneira que recebamos isso do senhor por isso que temos que resistir.

“Porque o justo sofre?”
Para quem lê a Bíblia esta pergunta é fácil de responder, no entanto, como se tratava de um livro inteiro com a proposta de responder esta pergunta, consideramos que seria interessante conhecer seu conteúdo.
Não desejo falar de sofrimento, mas da pessoa que acreditamos causar o sofrimento dos justos. Isto porque o livro apresenta Satanás como causador do sofrimento dos justos quando aponta que este se apresentou diante de Deus para acusar o patriarca Jó.
Como é nosso costume verificar se as afirmações estão em conformidade com as Escrituras, obtivemos um deleitoso conhecimento quando compreendemos o modo de trabalhar do Diabo. Essa atitude nos deu mais segurança em Deus e algumas razões para discordar do livro, além de descobrimos que, muito do que se ouve acerca de Satanás é MENTIRA.
É certo que uma mentira dita muitas vezes vira consenso. E uma mentira que virou consenso entre os cristãos, foi que Satanás quis ser igual a Deus, Vamos ler o que está escrito na Bíblia, no trecho bíblico de Isaias (Is 14:14 ). Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Ser igual e ser semelhante NÃO são a mesma coisa. O próprio versículo demonstra isto. Veja que o próprio Satanás, no seu coração, chama Deus de Altíssimo.
Entre Criador e criatura existe um abismo intransponível. Ao nomear Deus de Altíssimo, Satanás o reconhece como inatingível e inigualável. O salmo 89 confirma esta verdade no verso 6: “Pois quem no céu se pode igualar ao SENHOR? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao SENHOR?”
Satanás foi criado por Deus como todos os outros seres do Universo. Ele foi criado e posto na posição mais elevada na ordem celestial, ele era querubim da guarda ungido, perfeito em seus caminhos e sábio. Na ordem celestial, ele estava no topo da hierarquia, mas ainda assim, uma criatura de Deus, é o que está escrito em Ezequiel (Ez 28:12 ). A distância entre homens e Deus é a mesma que anjos e Deus!
O homem mais simples sabe que é impossível à criatura tomar ou alçar o lugar do Criador. Se for estranho ao homem, que possui conhecimento limitado, afirmar que é possível alguém tornar-se o Criador, imagine se não é absurdo que um ser criado cheio de sabedoria tenha intentado ser o próprio Criador.
Vejamos por outro ângulo. Considerando a ousadia de Satanás. Vir à presença de Deus acusar Jó? Devemos nos esvaziar das ideias pré- concebidas quando lemos a Bíblia... Escute isto, porque faz toda a diferença. ”Viste o meu servo Jó?”, Veja o trecho bíblico "E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal" ( Jó 1:8 ). Quem faz esta pergunta é Deus. Deus é quem evoca Jó na conversa. NÃO FOI SATANÁS. Isso porque, neste livro, o livro de Jó, Deus evidencia a diferença entre a justiça do homem e a Justiça de Deus.
Qualquer outro personagem que não fosse íntegro e reto como Jó, somente evidenciaria a misericórdia de Deus. Deus está no controle da vida dos justos. Quanto menos poder Satanás tem, mais alegria e segurança sentem em meu Deus. Isso é ótimo para os justos.
A quem tal mentira favorece? ‘que Satanás quis ser igual a Deus’. Essa mentira deu à luz a dualidade: bem versus mal, Deus versus Satanás, ou seja, equivalência entre Deus, o Criador e o Diabo, a criatura.
Isso é muito ardiloso! Claro! Se acreditarmos que o Diabo teve a oportunidade de se insurgir contra Deus, o vemos muito mais poderoso do que ele é. Isso explica o medo e a luta de muitos crentes. Claro! Ao contrário de trabalhar para nos aproximarmos de Deus, lutamos para nos afastarmos de Satanás! Com isso ele ganha muito terreno.
Isso deve ser esclarecido para o povo de Deus. Seremos muito mais produtivos de posse desse conhecimento. Por isso falei primeiro de Satanás, antes e depois da queda. CONFORME A BÍBLIA,
Nós obtivemos vitória sobre o mundo e sobre a velha natureza por fazer parte da família de Deus. Você é mais que vencedor por Aquele que te amou. Mas, como resistir ao diabo? Quando você creu em Cristo, você nasceu de novo e tornou-se um dos filhos de Deus ( Gl 3:26 ). Você foi gerado de novo de uma semente incorruptível, a palavra de Deus ( 1Pe 1:3 e 23).
Deus é Luz, e não há nele trevas alguma, e você é filho da luz "Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas" (1Ts 5:5 ). Nada neste mundo pode afastá-lo da nova condição em Cristo "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8:38 -39). Ou seja, nenhuma criatura (inclusive Satanás) tem o poder de afastar os cristãos de Deus.
Em todas as coisas enumeradas pelo apóstolo (acusações, condenações, tribulações, angustias, perseguições, fome, nudez, perigo, espada, etc), os nascidos de novo são mais que vitoriosos em Deus ( Rm 8:33 -37).
Satanás não pode afastar o homem de Deus, porém, o homem pode afastar-se de Deus. Como? No jardim do Éden Satanás tentou o homem, mas Ele não tinha poder sobre o homem para fazê-lo transgredir.
Foi o homem que, de livre e espontânea vontade, ao analisar os benefícios que poderia obter da árvore do conhecimento do bem e do mal, lançou mão da árvore e comeu "Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento..." ( Gn 3:6 ). O homem esqueceu-se do alerta de Deus e guiou-se através dos seus sentidos.
O homem passou a confiar em seus sentidos e desprezou a palavra de Deus. Ao comer da árvore do conhecimento do bem e do mal o homem pecou contra o seu Criador. A relação de amizade entre Deus e a criatura foi comprometida.
A condição de inimizade com Deus (pecado) propagou-se a todos os seus descendentes, e é por isso que a bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Ao tentar o homem Satanás sabia que não tinha poder para obrigar o homem a transgredir, porém, sabia que somente a criatura pode distanciar-se do seu Criador. Isto havia acontecido com ele. Não foi Deus quem rejeitou a Satanás, antes, Satanás lançou se da presença de Deus.
Qual era a ação de Satanás antes de você conhecer a verdade do evangelho? O trabalho de Satanás com os incrédulos é cegá-los "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" ( 2Co 4:4 ).
Embora Deus já tenha preparado salvação poderosa o bastante a todos os homens, eles permanecem na condição de inimigos de Deus pela ignorância que há neles "Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração" ( Ef 4:18 ).
A ação de Satanás é voltada para comprometer o entendimento dos homens sem Deus, para que eles não sejam alcançados pela verdade do evangelho. Eles ignoram o amor de Deus, uma vez que ainda não lhes resplandeceu a luz do evangelho.
Como Satanás cego o entendimento dos homens sem Deus? Satanás sabe que o homem guia-se pelos seus sentidos, uma vez que Adão e Eva portaram-se desta maneira no Éden.
Satanás procura fazer com que os homens permaneçam guiados pelos seus sentidos, seguindo o coração perverso herdado em Adão.
Os homens são levados a não perceber que trilham um caminho de morte. Todos seguem o caminho espaçoso que conduz a perdição, porém, quando comparam a conduta uns dos outros, consideram que aqueles que buscam uma vida integra serão salvos, e que, os desregrados estão perdidos.
Os homens que vivem dissolutamente, cometendo toda sorte de torpezas, pensam que as suas condutas os faz inimigos (separados) de Deus. Já os que seguem todas as regras sociais e morais pensam que, por segui-las, poderão barganhar com Deus a salvação.
Satanás não lhes deixa chegar a luz do evangelho, para que permaneçam enlaçados no seu engano que ocorreu no Éden.
Não é o comportamento dos homens que os fez desagradáveis ou que os fará agradáveis a Deus. O nascimento através da semente corruptível de Adão já os tornou desagradáveis, e somente através do novo nascimento o homem é agradável a Deus. Os homens nascem em pecado, e não importa o bem e o mal que façam, e isto não lhes melhorará a condição diante de Deus: estão mortos em delitos e pecados.
Quando você está em Cristo e alcança a condição de agradável a Deus, a luz do evangelho resplandece e desfaz a ignorância proveniente de Satanás. Você compreende que a única forma de o homem ter acesso a Deus é pelo novo e vivo caminho Hb 10:20.
Depois disso, o nascido de Deus precisa conhecer quais são os ardis de Satanás, para que possa permanecer firme nos dias maus. Uma vez que, o ardil de Satanás está em falsificar a palavra de Deus, pois é através dela que você tem vida (2Co 2:17 ). Ele procura fazer com que o cristão não guarde o modelo das sãs palavras do evangelho "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus" ( 2Tm 1:13 ); "Ora, irmãos, desejo lembrar-vos o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual recebestes e no qual permaneceis, pelo qual também sois salvos se o retendes tal como vo-lo anunciei" (2Co 15:1 -2 ).
Lembrando: Você é nascido de Deus e já venceu o maligno, porém, não deve ignorar os ardis de Satanás "Porque não ignoramos os seus ardis" (2Co 2:11 ). Você deve observar com maior diligência aquilo que já ouviu, para que em tempo algum venha a desviar-se da palavra da verdade do evangelho ( Hb 2:1 ).
Nada pode separá-lo do amor de Deus, pois as portas do inferno não prevalecem contra o corpo de Cristo, e você faz parte deste corpo ( Mt 16:18 ). Maior é o que está conosco do que aquele que está no mundo (1Jo 4:4 ).
O seu cuidado deve estar em prosseguir em conhecer ao Senhor por meio da sua palavra "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" ( Ef 6:11 ). O cristão deve estar fortalecido em Deus, e na força do seu poder, que é o evangelho ( Ef 6:10 com Rm 1:16 ; 1Co 1:18 ). É preciso reter a verdade do evangelho conforme anunciado na Escritura ( 2Co 15:1 -2).
A concepção de mundo do cristão deve ser conforme a verdade do evangelho, pois, se for de outro modo, é preciso o arrependimento (mudança de conceito) "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que a vontade dele estão presos" ( 2Tm 2:25 -26). A segurança do cristão está no poder de Deus, e não em si mesmo, pois do contrário poderá ensoberbecer-se contra o seu irmão em Cristo, pois este é o engano do diabo (soberba). Somente o conhecimento de Deus livra o homem da queda proveniente das astutas ciladas do inimigo.
Você é um novo homem, regenerado, e trilha um novo e vivo caminho. Mas, a astúcia do diabo está em tentar fazer com que você se guie novamente através dos seus sentidos, com base no conhecimento proveniente da árvore do conhecimento do bem e do mal, e não segundo o conhecimento de Deus, que é a luz do evangelho.
Cuidado quando apresentarem a você outro evangelho pautado em boas ações, pois elas não conduzem o homem a Deus Hb 10: 20. Cuidado com as mensagens que apontam os deslizes do homem como elementos que afastam o homem de Deus. Este é um ardil de Satanás, e se você abandonar a simplicidade do evangelho estará trazendo sobre si repentina condenação ( 2Co 11:3 ).
Quais são os riscos que Satanás representa àqueles que estão em comunhão com Deus? Embora Satanás não possa roubar ou extinguir a vida de Deus em você, ele possui 'ardis' para que você novamente comprometa a sua relação com Deus.
E quais são estes ardis? Mudar o foco da palavra de Deus - Deus disse ao homem que poderia comer de todas as árvores do jardim livremente (liberdade) "De toda a árvore do jardim comerás livremente..." ( Gn 2:16 ), e Satanás enfatizou a proibição: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" ( Gn 3:1 ); Distorcer a ideia da palavra de Deus - Embora o Salmo 91 seja um salmo messiânico, Satanás propôs a Cristo tentar a Deus, a pretexto de provar a sua filiação divina ( Mt 4:6 ); Comprometer a compreensão da palavra de Deus - A compreensão da palavra de Deus é essencial à nova vida, e a ação de Satanás é arrebatar o que é anunciado ( Mt 13:19 );
A verdade do evangelho demonstra que todos os homens são pecadores por nascerem de Adão, e que é preciso nascer de novo através de Cristo, o último Adão, para livrar-se da semente corruptível de Adão, tornando-se filhos de Deus.
Adão e Cristo são cabeças de duas gerações de homens. Adão é a cabeça da raça humana que é constituída de homens carnais, e Jesus, o cabeça de uma geração de homens espirituais ( 1Co 15:45 e 49). A bíblia demonstra que o homem é pecador por ser descendente de Adão (filho da ira e da desobediência). O homem sem Cristo peca porque é servo do pecado, e não dispõe de meios para mudar está condição, a não ser que Deus o redima através do novo nascimento.
Enquanto Deus demonstra através da sua palavra que a morte, a condenação e a ira veio sobre todos os homens por causa da desobediência de Adão, o diabo utiliza o ardil de apontar a conduta do homem como a fonte de todos os males.
Enquanto Jesus demonstra que do coração dos homens é que procede toda sorte de males, ou seja, o coração do homem é corrupto segundo a natureza pecaminosa herdada de Adão, os fariseus e escribas focavam o comportamento dos homens como sendo a raiz da malignidade ( Mt 15:18 -20).
O diabo foi vencido por Cristo na cruz, e você é vencedor por Cristo. Permaneça de posse desta vitória retendo a verdade do evangelho tal qual é anunciado na Escritura ( 2Co 15:2 ). E para isso, 'tomai toda a armadura de Deus' ( Ef 6:13 ).

Lembre se Satanás é menor que você e não é ele Igual ou melhor que Deus. Você e imagem e através de Cristo Semelhança do Altíssimo.
Para de Acreditar que o demônio pode competir de igual com Deus, pois ele não pode ele é criatura.

Que Deus te abençoe e te de melhor esclarecimentos.



Daniel da Silva

2 comentários:

  1. Estamos em plena “guerra espiritual”, temos um inimigo muito astuto e sagaz. É preciso conhecer o inimigo e suas armas mortais, e só assim é que teremos vitórias. Podemos perder algumas batalhas, mas a guerra está ganha em nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Ao ler esse texto preencho algumas lacunas teológicas. É um estudo analítico e bem elaborado, esclarecedor eu diria. Fico muito feliz em saber que ainda há pessoas preocupadas em gastar tempo no estudo expositivo da palavra de Deus, ajudando assim os que por um motivo ou outro não disponibiliza das mesmas ferramentas.
    soli deo gloria

    ResponderExcluir